domingo, 9 de novembro de 2014

Decreto Estadual reconhece oficialmente o Hospital Mariano Coelho


Desde janeiro de 2014, quando assumiu diretamente a administração do Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) e a nova direção da unidade, nomeada pelo secretário Luiz Roberto Leite Fonseca, esteve empenhada na agilização do processo de legalização do hospital e a devida ativação do seu CNPJ, o que garantirá ao hospital regional adquirir identidade própria e com isso passar a receber novos investimentos e firmar convênios para melhoria dos seus serviços. 

Nesta sexta-feira (7), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado (D.O.E), o Decreto Estadual n.º 26.952, criando oficialmente no âmbito da SESAP, o Hospital Mariano Coelho. O presente Decreto dispõe sobre as Unidades Administrativas instituídas na Secretaria, alterando a redação do anexo único do Decreto Estadual nº 16.952, de 23 de julho de 2003 e revogando o Decreto Estadual nº 18.059, de 10 de janeiro de 2005. 

Segundo o Secretário Luiz Roberto Leite Fonseca, desde quando foi inaugurada na década de 70, pelo governador Cortez Pereira, a unidade dividia o mesmo espaço com a Fundação Padre João Maria que mantinha o hospital com dupla porta, ou seja, a mesma estrutura física recebia pacientes do SUS e o público privado. Além disso, a unidade encontrava-se impedida de receber grandes investimentos, como obras de ampliação e reforma, uma vez que o CNPJ da Fundação Padre João Maria é que figurava no Ministério da Saúde, como sendo referente do hospital. 

“Essa irregularidade foi detectada e corrigida pela gestão da Sesap, com o apoio da atual direção, a qual faço o reconhecimento pelo empenho, zelo público e comprometimento com a Saúde Pública do Seridó”, disse Luiz Roberto. 

De acordo com diretor médico Giordano Bruno, com o reconhecimento oficial do Mariano Coelho, nesta sexta-feira, o próximo passo será a ativação do CNPJ da unidade que dará condições para que o Hospital possa, num futuro breve, ter uma autonomia para administrar seus próprios recursos. 

“Finalmente avançamos neste processo de legalização do hospital e agora falta muito pouco para ativarmos o nosso CNPJ. Temos certeza que, em breve, daremos mais essa boa notícia a população”, disse Giordano Bruno. 

Além do Hospital Mariano Coelho, o presente Decreto também instituiu o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, de Mossoró, o SAMU/192 e o Complexo Estadual de Regulação Divaneide Ferreira de Souza, ambos localizados no Município de Natal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário