sexta-feira, 14 de junho de 2013

Operação São João do Ipem fiscaliza comercialização de produtos juninos


Ação iniciada ontem já vistoriou mais de 10 estabelecimentos comerciais.

A fiscalização dos produtos mais consumidos durante o período junino está sendo intensificada em ação realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem). A Operação São João está realizando um mutirão em diversos estabelecimentos comerciais do Estado, analisando a venda dos produtos conforme informações descritas nas embalagens. Em Natal, a ação já vistoriou mais de dez estabelecimentos, recolhendo produtos com pesos indevidos.

Os produtos fiscalizados atualmente são o milho e seus derivados, paçoca, pé-de-moleque, doce de abóbora, de amendoim, cocada e batata doce, vinho, cachaça, mistura para bolo e itens de decoração. Produtos das mais variadas marcas foram coletados e serão submetidos à pesagem em laboratórios, para analisar se as informações da embalagem estão corretas. “Essa fiscalização específica está sendo intensificada desde ontem. Porém, o Ipem tem equipes que trabalham diariamente visitando os estabelecimentos”, afirmou o agente de fiscalização do órgão, Luciano Correia da Silva.

Segundo o agente, que estava na manhã de hoje em uma padaria no bairro do Tirol, a fiscalização analisa o peso bruto do produto e da embalagem, comparando com as informações apresentadas ao consumidor. “Quando o produto não está com o peso correto, nós recolhemos e chamamos o responsável pelo estabelecimento para responder pelo caso. Dependendo da infração, o setor jurídico do Ipem assume o processo”, explicou Luciano.

No local avaliado, todos os produtos estavam dentro da tolerância que é permitida de acordo com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), porém Luciano lembra que muitos consumidores não observam as mercadorias. “Daí a importância de ações como essa. Apesar das pessoas não se importarem muito quanto a essa conferência, uma visita do Ipem ao estabelecimento já deixa o empresário atento para qualquer erro que possa acontecer”, disse.

O Ipem aconselha que o consumidor sempre fique atento quando for fazer as compras e ao perceber que existe alguma irregularidade denunciar imediatamente o Instituto, através da ouvidoria do órgão pelo 0800 281 4054.

Nenhum comentário:

Postar um comentário