quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Secretaria de Saúde do RN vai investigar mortandade de peixes


Milhares de peixes morreram em lagoa na cidade de Lagoa Nova, no RN (Foto: Eliabe Alves)

As Subcoordenadorias de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vão investigar a mortandade de peixes no município de Lagoa Nova, a 140 quilômetros de Natal. Em nota emita na tarde desta quarta-feira (6), a Sesap diz que nesta quinta (7) vai enviar uma equipe ao local para acompanhar a situação e prestar apoio técnico ao município, tanto nos esforços de diagnóstico da causa das mortes, quanto para a destinação adequada das carcaças de peixes e trabalhos de manejo na área afetada.

Nesta quarta, em entrevista ao G1, Gilberto Oliveira, que mora na cidade, contou que os moradores de Lagoa Nova ficaram surpresos com a quantidade de peixes existente na lagoa. “Como a lagoa é utilizada para o despejo de esgoto semitratado, imaginamos que não havia peixes vivendo nela”, afirmou.

Ainda na nota, a Sesap diz que entrou em contato com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), que enviará também uma equipe para tomar as medidas cabíveis.

Segundo a subcoordenadora de Vigilância Ambiental, Iraci Nestor, a alta mortandade dos peixes é preocupante devido ao acúmulo das carcaças dos animais à beira da lago, que pode favorecer a proliferação de populações de diversas espécies animais, como roedores, caramujos e insetos, pondo em risco a saúde da comunidade.

Fonte:G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário