segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Sesap discute soluções para Hospital Regional de Canguaretama


O secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, recebeu na manhã desta segunda-feira (16), representantes do município de Canguaretama para uma reunião de trabalho, tendo como foco principal estabelecer diretrizes para reforçar o atendimento no Hospital Regional Professor Getúlio de Oliveira Sales, conhecido como Hospital Regional de Canguaretama.

Com efeito, a tentativa discutida a cada encontro converge exatamente para o delineamento de um novo perfil de atendimento para o hospital, através de uma pactuação com os municípios da região no intuito de que igualmente assumam a responsabilidade pelo funcionamento do Hospital Regional.

O secretário Luiz Roberto garantiu a ativação do autoclave (aparelho utilizado para esterilizar artigos através do calor úmido sob pressão), que foi adquirido pelo Governo do Estado, bem como a necessidade de se firmar e honrar os plantões médicos estabelecidos. O secretário assegurou, ainda, que a Sesap irá promover uma capacitação de enfermeiros para que tenham a possibilidade de executarem partos.

Os participantes deixaram a sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em Natal, confiantes de que os problemas enfrentados pela unidade hospitalar começam a ser neutralizados. "O município assumiu a pediatria, a urgência e a emergência. Iremos ativar os leitos de obstetrícia do hospital para que o paciente fique no município, não precisando sair para Nata", garantiu a prefeita Maria de Fátima Borges Marinho, apontando ainda o compromisso de firmar com os médicos a escala de plantões.

Nesses últimos dias, apesar de contar com uma boa estrutura física, o hospital vinha enfrentando a falta de profissionais médicos, problema que começa a ser sanado, através de um acordo entre os entes envolvidos (município, Estado e União).

Fonte:Portal RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário