sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Inep elimina 1.522 candidatos do Enem por tentativa de fraude

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta sexta-feira (20) que eliminou 1.522 candidatos por tentativa de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. As irregularidades, identificadas pelos fiscais no momento de realização das provas em outubro, envolvem porte de equipamentos eletrônicos, uso de pontos de escuta, tentativa de consulta a conteúdos externos, entre outros.

O Inep já havia eliminado 36 candidatos por postarem fotos das provas nas redes sociais. Segundo o presidente Instituto, Luiz Cláudio Costa, a segurança do Enem é realizada, antes durante e após a aplicação das provas, com o acompanhamento da Polícia Federal, o que tem permitido, ao longo dos anos, o aprimoramento do processo.

Neste ano foram adotadas novas medidas para garantir a segurança do Enem. Uma das principais foi a utilização de lacres eletrônicos em todos os malotes que transportaram as provas.

Os lacres registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário em que foi aberto no local de aplicação da prova. Além disso, registram o momento em que os malotes foram fechados no término do exame.

Segundo o Inep, aproximadamente 23 mil pessoas fizeram parte do forte esquema de segurança para a aplicação do exame. As Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária, além de policiais militares e civis dos Estados fizeram parte da equipe que garantiu o sucesso do exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário