sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PT do RN vai julgar recursos


O diretório estadual do PT vai decidir amanhã sobre a procedência dos 29 recursos interpostos pelas chapas “Ousar Lutar, Ousar Vencer”, representada pelo candidato à reeleição, Eraldo Paiva; e “Novo Tempo”, cujo candidato foi Olavo Ataíde. Eraldo venceu o pleito, após a anulação de algumas urnas consideradas irregulares, mas a depender das análises dos recursos o resultado ainda pode mudar. O grupo da deputada Fátima Bezerra, apoiadora de Olavo, tem maioria no diretório estadual, o que poderá contribuir decisivamente para uma reviravolta no Processo de Eleições Diretas (PED) do PT potiguar. O presidente Eraldo Paiva limitou-se a convocar a executiva (onde estão os membros da diretoria) para a reunião que discutiria o PED, mas 24 dirigentes membros do diretório assinaram um documento por meio do qual solicitaram um encontro posterior (que ocorrerá no sábado) para as deliberações finais.

“A executiva vai fazer uma análise prévia e o diretório estadual decidirá sobre os recursos. Qualquer que seja o resultado não vamos recorrer porque entendemos que a instância local tem total condição de resolver essa questão”, enfatizou Olavo Ataíde. Dos 29 recursos, 17 têm a autoria do grupo representado por Olavo Ataíde; 11 foram interpostos pelos apoiadores de Eraldo Paiva. Para o atual presidente, a eleição já está consolidada. “A direção já nos deu a vitória. Queremos virar a página do PED. Queremos construir algo para 2014 e isso será discutido”, frisou Eraldo.

Ao contrário do que disse Olavo Ataíde, Eraldo Paiva destacou que a página do processo de eleições internas precisa ser virada e que o momento é de pensar nas candidaturas de Fátima para o Senado, na manutenção da vaga na Câmara Federal e para a ampliação dos quadros na Assembleia Legislativa. Ainda não é certo, mas a reunião do diretório estadual poderá contar com membros da esfera nacional.

Os recursos impetrados por ambas as chapas apontam irregularidades nas votações feitas em municípios do interior. A chapa “Novo Tempo”, de Olavo, aponta a irregularidade da não contabilização dos votos de Carnaúba dos Dantas, Pureza, Serra Negra do Norte, Tibau do Sul e Touros.

Já a “Ousar Lutar Vencer”, de Eraldo, aponta que uma série de erros, como o que ocorreu em Serra Caiada, onde, segundo ele, um fiscal do bloco foi expulso antes de ser feita a apuração de votos. Pelo resultado anunciado na semana passada, o candidato a reeleição Eraldo Paiva, que tem Fernando Mineiro como principal cabo eleitoral, teve 1.890 votos. Olavo, que tem com principal cabo eleitoral a deputada federal Fátima Bezerra, obteve 1.811 votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário