sexta-feira, 17 de julho de 2015

Ministro da Pesca cumpre agenda no RN nesta segunda-feira (20)


Na próxima segunda-feira (20), o ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Helder Barbalho, estará no Rio Grande do Norte para cumprir agenda de trabalho, entregar cestas básicas aos pescadores da colônia de pescadores do município de Tangará e visitar projeto modelo de criação de camarão em Barra de Cunhaú, Canguaretama. O governador Robinson Faria receberá o ministro Helder Barbalho, a quem apresentará a política do Estado voltada para a aquicultura e pesca, com ênfase para programação do RN Sustentável e o projeto Velas ao Vento, que oferece capacitação tecnológica e estrutura física à quase 900 pescadores artesanais potiguares.

“O Estado enxerga o segmento da pesca e aquicultura com grande potencial de desenvolvimento. Estamos executando uma série de projetos e contamos com a parceria do Ministério da Pesca e Aquicultura. A presença do ministro da Pesca no Estado fortalece o trabalho em prol do setor”, destaca Haroldo Abuana, secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), que esta semana esteve em Brasília numa agenda preparatória e foi recebido pelo ministro Helder para agilizar o andamento do projeto Velas ao Vento, que beneficiará centenas de pescadores qualificando-os para o uso da vela e de equipamentos de georreferenciamento (GPS), que serão distribuídos.

Na programação do ministro da Pesca e sua comitiva, está prevista ainda visita à Fazenda Canabrava, da Camanor Produtos Marinhos, em Canguaretama, onde funciona sistema moderno de criação de camarão com 100% de reaproveitamento da água utilizada nos viveiros de criação. Sobre o Velas ao Vento, os maiores beneficiados serão os pescadores de pequenas embarcações, que receberão equipamentos de GPS, adequação e substituição das velas das embarcações e manutenção preventiva de motores pequenos, em um investimento total de quase R$ 600 mil. A expectativa é atingir 900 pessoas na primeira etapa do projeto, em 29 colônias de pescadores.

Fonte:Portal RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário