quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Sesap busca parcerias para funcionamento do Hospital de Currais Novos


O Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (22) com prefeitos dos municípios da Região do Seridó para discutir alternativas que garantam o funcionamento com resolutividade da porta de entrada do Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos. 

O hospital - antes administrado pela Fundação Padre João Maria - está sob gestão do Estado desde o início deste mês, em parceria com o município de Currais Novos. Em reunião realizada no último dia 15 de janeiro, o Estado garantiu o pagamento dos procedimentos da parte interna do hospital, como cirurgias, internamentos, anestesiologia e cirurgias eletivas. Já o atendimento ambulatorial da porta de entrada seria garantido pelo município de Currais Novos. 

A proposta apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) aos prefeitos do Seridó nesta quarta-feira (22) é rever a Programação Pactuada Integrada (PPI) de acordo com a demanda de atendimentos de cada município e repassar recursos para a cidade de Currais Novos, para a contratação de clínicos gerais, como forma de garantir o atendimento ambulatorial na porta de entrada do hospital. 

“É necessário unirmos esforços para garantir a dignidade da assistência, para que os pacientes sejam atendidos dentro de sua própria região e não precisem ficar se deslocando”, disse Luiz Roberto Fonseca. O secretário também reafirmou a importância do Hospital Mariano Coelho para a região do Seridó como um dos que tem a melhor estrutura física entre os hospitais regionais, tendo um grande potencial de expansão. 

Equipes da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR) e da Coordenadoria de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde (CPCS) da Sesap terão trinta dias para fazer um levantamento do impacto do remanejamento da verba para estes municípios dentro da PPI. O estudo será apresentado para análise dos prefeitos e, caso todos concordem, segue para posterior homologação. 

Fonte:Portal RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário