quinta-feira, 11 de junho de 2015

Agentes encontram túnel no pavilhão 1 da Penitenciária de Alcaçuz


Um novo túnel foi descoberto na manhã desta quarta-feira (11) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal. Segundo agentes penitenciários que atuam na unidade, a escavação estava sendo feita em uma das celas do pavilhão 1 do presídio e foi descoberta durante uma revista.

De acordo com os agentes, o novo túnel fica na parti interna da cela. Toda a areia que era retirada pelos detentos estava sendo escondida no telhado do pavilhão 1, mas não se sabe como os presos colocaram o material no local.

O último túnel descoberto em Alcaçuz foi encontrado na terça-feira (9), no pavilhão 4 d a unidade, mesmo que foi recém-reformado. Dias antes, uma vistoria do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) mostrou a fragilidade da estrutura reformada. Em um vídeo, os agentes usaram um pedaço de madeira para começar a escavar uma parede.

Devido a isso, a Secretaria de Infraestrutura do Estado garantiu que nesta sexta-feira (12) será iniciado um procedimento para impedir novas fugas, com o reforço dos pisos do pátio, hall de circulação e celas. semelhante ao que já sendo executado no Pavilhão 2 e nos demais. Serão necessários 5 dias úteis para que esse trabalho de reforço seja totalmente concluído.

O Secretário de Infraestrutura do Estado, Jader Torres, acredita que, além da estrutura, a fragilidade no pátio referido se dava principalmente porque os presos ficavam soltos no local. Contudo, a diretoria da penitenciária garantiu que essa situação mudou e que agora os apenados se encontram encarcerados, saindo das celas apenas para o banho de sol.

"Com esse trabalho de reforço, a substituição do piso por concreto armado, a aplicação do granilite, os presos encarcerados a vistoria periódica, vão dificultar a ação dos detentos nas escavações de túneis e nas possíveis fugas em massa", conclui o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário