domingo, 16 de fevereiro de 2014

MP abre inquérito para apurar gastos com carnaval em Caicó, RN


Carnaval de Caicó é um dos mais tradicionais do estado (Foto: Canindé Soares)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte abriu um inquérito para apurar os gastos públicos no carnaval de Caicó, na região Seridó do estado, um dos polos carnavalescos mais conhecidos do estado. Na portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (15), a promotora Ana Jovina de Oliveira Ferreira pede o detalhamento das despesas da prefeitura e o prognóstico de fornecimento de água da Companhia de Águas e Esgotos (Caern) para o período, que vai de 1 a 5 de março. A cidade está entre as 150 que tiveram a situação de emergência decretada pelo Governo do Estado devido à seca.

Da prefeitura, o MP pede que em cinco dias sejam divulgadas no site oficial do Município informações detalhadas sobre as despesas com os festejos carnavalescos, incluindo o tipo de contrato ou repasse de cada gasto e de onde será retirada a verba. A promotora também solicita o encaminhamento da licença concedida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) para a utilização de trios elétricos nas ruas na Ilha de Santana, tradicional ponto de encontro dos foliões no carnaval.

A portaria pede ainda dados sobre a quantidade de banheiros químicos que serão instalados ao longo do denominado 'corredor da folia' e na Ilha de Santana, informando quantos são de domínio do patrimônio municipal e quantos serão contratados.

Por fim, o órgão ministerial recomenda que na semana que antecede o carnaval e durante o evento, a prefeitura use os meios de comunicação para conscientizar a população sobre o uso racional de água. A promotora afirma que quer evitar práticas rotineiras como uso de piscinas plásticas e mangueiras para banho. Os blocos que não cumprirem as recomendações serão notificados.

Fonte:G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário