Sem disponibilidade de urnas eletrônicas pelo TRE/RN, a votação e apuração foi manual e mais demorada. A vitória de Sergio Freire foi conquistada com diferença pequena para Aldo de Medeiros. O novo presidente eleito é o 25º da história de 80 anos da OAB/RN, que teve como primeiro presidente, Franciso Ivo Cavalcanti.
A votação apertada já se vislumbrava. Milhares de advogados compareceram ao Centro de Convenções, em Natal, onde foi contabilizada a apuração. Camisas azuis (Chapa 1, de Sergio Freire) e vermelhas (Chapa 2, de Aldo de Medeiros) se dividiam em gritos, abordagens e distribuição de panfletos, santinhos e adesivos dos candidatos. Nenhuma alteração no proclamado estado democrático - inerente à luta da OAB - foi registrada.
O novo presidente da OAB/RN terá mandato de três anos, podendo ser reeleito uma vez. Foi o caso da última gestão, do advogado Paulo Eduardo Teixeira, do qual Aldo de Medeiros foi vice. Embora de mesma chapa, Paulo Eduardo - que obteve aproximados 70% de aprovação da categoria - apoiou o adversário de Aldo, Sérgio Freire, e agora tenta a presidência do Conselho Federal da OAB.
Perfil do novo presidente
Sérgio Freire tem o mesmo perfil jovem do seu apoiador Paulo Eduardo. Tem 46 anos, sendo 23 anos de advocacia. Disse já ter passado por vários setores da OAB/RN, desde a tesouraria ao conselho federal. Tem escritório próprio e é
assessor jurídico da Assembleia Legislativa. Seu vice é o experiente Marcos Guerra, filho do célebre advogado, jornalista e professor Otto de Brito Guerra.
Entre as promessas de campanha, a conclusão das obras da nova sede e do clube da OAB/RN; políticas para o advogado em início de carreira; combate à desobediência jurídica; defesa das prerrogativas dos advogados; políticas para
a Caixa de Assistência ao Advogado; valorização dos honorários da categoria; e interiorização das atividades da OAB/RN.
Fonte:DN Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário