terça-feira, 19 de maio de 2015

ANA autoriza abertura da Barragem Coremas para abastecer Caicó


Até a próxima sexta-feira (22), o município de Caicó passará a ser beneficiado com a abertura das comportas da Barragem Coremas, na Paraíba, autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) para reforçar o abastecimento na cidade. A vazão será de 3 metros cúbicos por segundo (três mil litros de água), mas ainda insuficiente para alterar o esquema de rodízio. Segundo Rosy Gurgel, gerente da regional Caicó da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), seriam necessários 5 metros cúbicos para melhorar significativamente o abastecimento. 

A situação de escassez de água que atinge o Nordeste, e particularmente o Rio Grande do Norte, vem exigindo da população senso de responsabilidade e cuidados contra o desperdício no uso dos recursos hídricos. A falta de chuvas tem levado o Estado a um quadro em que dez cidades estão com seus sistemas de abastecimento de água em colapso e outras 11 têm o fornecimento feito em sistema de rodízio. 

Caicó é uma das cidades em rodízio na região Seridó. Lá, a Caern adotou um esquema de abastecimento que atinge o Centro bairros da Zona Norte, Zona Sul e Zona Oeste, que têm água durante 48 horas, seguidas de outras 48 horas com o sistema parado. A manobra visa viabilizar a duração do abastecimento por mais tempo. 

Na Zona Norte, os bairros que são abastecidos por manobra são Alto da Boa Vista, Recreio, Samanaú, Salviano Santos, Nova Caicó, Darci Fonseca, Boa Passagem, Conjunto Vila do Príncipe e Loteamento Serrote Branco. Na Zona Sul, os bairros são Paraíba, Barra Nova e Acampamento. Na Zona Oeste, são as partes mais altas do bairro Walfredo Gurgel que estão com dificuldades no abastecimento. 

Fonte:Portal RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário