E conta com o apoio da FAERN, SEBRAE e ASSEC. A expectativa dos organizadores é que essa edição seja recordista em participação e número de animais. Praticamente todos os currais e argolas estão vendidos. Entre os destaques da programação está o torneio leiteiro de bovinos com excelente premiação, projetada em mais de R$ 15 mil.
Durante a EXPONOVOS, agropecuaristas contarão com financiamentos rurais do Banco do Nordeste e Banco do Brasil que poderão ser utilizados para aquisição de animais, ração e máquinas agrícolas. A perspectiva é que com isso a Exposição também seja sucesso na realização de negócios. Na Exposição Agropecuária do Seridó, a última realizada pela SAPE, foram movimentados mais de R$ 7 milhões em vendas e financiamentos.
A EXPONOVOS terá ainda estandes comerciais, de artesanato, apresentações artísticas e o melhor da culinária do Seridó. Os participantes poderão assistir o desfile e aos julgamentos de animais de elevada genética. O Rio Grande do Norte se destaca como um dos estados com os melhores selecionadores de bovinos, notadamente na raça Guzerá.
Todos os órgãos vinculados a SAPE estarão presentes ao evento. A EMATER realizará oficinas e amostras de produtos adquiridos pelo Programa Compra Direta, a exemplo de anos anteriores; a EMPARN participará com os programas de ensilagem, fenação e avicultura caipira; e o IDIARN garantirá a vigilância sanitária do evento, além de incentivar os criadores a regularizarem os cadastros e fazerem a declaração do rebanho vacinado.
“Temos confirmada a participação de animais oriundos de outros estados, como Pernambuco e Paraíba, bem como de todas as regiões do RN. Isso leva a crer que essa Exposição Agropecuária de Currais Novos poderá ser uma das melhores dos últimos anos e seguramente a maior em número de animais em exposição para comercialização. Isto é um reflexo da animação dos criadores pelo retorno das chuvas, a organização prévia da Exponovos e as facilidades de financiamentos do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, que terão equipes atuando antes e durante a realização da exposição”, afirma o secretário de Agricultura, Tarcísio Dantas.
Durante o evento, o Governo do Estado também estará comemorando a importante conquista para o setor agropecuário Potiguar, que é a reclassificação do Rio Grande do Norte pela Organização Mundial da Saúde Animal(OIE) como “Área Livre da Febre Aftosa com Vacinação”, o que ocorreu no final do mês passado, após mais de treze anos de árduas lutas.
Fonte:Portal RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário