segunda-feira, 27 de abril de 2015

Educação de Trânsito na Escola formará 1,5 mil crianças em 2015 no Seridó


Projeto tem como objetivo formar motoristas e pedestres mais conscientes


Construir um trânsito mais seguro com o apoio das crianças é a proposta do Projeto Educação de Trânsito na Escola, da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), por meio do 3o Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (3o DPRE), sediado no município de Caicó. O projeto, voltado para crianças e adolescentes, tem o objetivo de formar motoristas e pedestres mais conscientes, educados e que respeitem as normas de trânsito.

O projeto iniciou-se em 2011 em apenas duas escolas da rede municipal de ensino. Hoje, a ação já expandiu para todas as escolas da rede municipal, estadual e privada do município de Caicó. Ao todo, mais de quatro mil crianças, de faixa etária de oito a doze anos, já foram atendidas. Este ano, mais mil e quinhentas crianças serão capacitadas com as aulas do Projeto Educação de Trânsito na Escola.

O major Silva Neto, coordenador do projeto, explica que a finalidade é de fomentar uma nova abordagem sobre o tema educação de trânsito no âmbito das escolas de Ensino Fundamental, alicerçado em valores como o respeito ao próximo, as normas de trânsito, o espírito de solidariedade, a prudência e a preservação da vida.

“O projeto tem como alvo a educação de crianças objetivando conscientizá-las, enquanto usuárias das vias, na condição de pedestres e de futuros condutores de veículos, sobre como se portar no trânsito, as normas que o regem e os problemas que podem surgir da irresponsabilidade dos condutores de veículos. A receptividade é muito boa e vemos que os filhos já orientam os pais quanto as regras de trânsito”, destaca o major Silva Neto.

O “Educação de Trânsito na Escola” propicia situações de ensino-aprendizagem por meio de ações educativas e recreativas, que articulem teoria e prática na perspectiva de fazer com que as crianças compreendam e assimilem conhecimentos e vivências que levarão para toda a vida e poderão assumir um efeito multiplicador ao se manifestarem em relação ao comportamento inadequado de outros. Ao todo, são cinco aulas teóricas e uma aula prática, onde as crianças observam in loco as situações de trânsito. Cada criança ganha uma cartilha educativa elaborada pelos policiais militares do 3o DPRE.

Em 2014, a ação foi levada até os municípios de Jardim de Piranhas, Cruzeta, Jardim do Seridó, Parelhas, São José do Seridó e Jucurutu. Este ano, a partir de agosto, o projeto será estendido para os municípios de Acari, Ouro Branco, São Fernando e Timbaúba dos Batistas. “O nosso planejamento é que no prazo de cinco anos possamos levar o projeto para todas as 25 cidades do Seridó.

Fonte:Portal RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário