sábado, 27 de setembro de 2014

Dilma Rousseff amplia vantagem


Faltando pouco mais de uma semana para a eleição presidencial, a candidata à reeleição Dilma Rousseff amplia a vantagem sobre seus concorrentes mais próximos e o PT volta a sonhar com vitória ainda no primeiro turno. De acordo com pesquisa Datafolha, divulgada ontem, Dilma subiu três pontos, Marina caiu três e Aécio ganhou um. A petista tem agora 40% das intenções de votos, Marina 27% e Aécio 18%.

A vantagem de Dilma sobre Marina no primeiro turno aumentou em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 19, na qual ela aparecia com 37% e Marina com 30%. Aécio estava com com 17% das intenções de voto.

A novidade da pesquisa é que Dilma, pela primeira vez desde que Marina assumiu o lugar de Eduardo Campos como candidata do PSB, em agosto passado, quando o ex-governador de Pernambuco morreu em acidente aéreo, aparece liderando a intenção de voto também no segundo turno, no limite da margem de erro.

No levantamento de ontem, os candidatos Pastor Everaldo, do PSC; Luciana Genro, do PSOL, e Eduardo Jorge, do PV, aparecem cada um com 1% das intenções. Os demais candidatos, Zé Maria, do PSTU; Eymael, do PSDC; Levy Fidelix, do PRTB; Mauro Iasi, do PCB; e Rui Costa Pimenta, do PCO, têm, juntos, 1%. Votos nulos ou brancos somam 5% e são 6% os indecisos.

De acordo com a pesquisa, na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PT alcançaria 47%, contra 43% da candidata do PSB, o que configura empate técnico considerada a margem de erro de 2 pontos percentuais. Na semana passada, Marina tinha 46% e Dilma, 44%. Em uma possível disputa entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 50% a 39%. Na semana passada, Dilma tinha 49% e Aécio, 39%.

Dilma tem 31% de rejeição; Marina, 23%; Pastor Everaldo, 22%; Aécio, 20%; Zé Maria, 17%; Levy Fidelix, 17%; Eymael, 16%; Luciana Genro, 15%; Rui Costa Pimenta, 14%; Eduardo Jorge, 13%; e Mauro Iasi, 13%.

Foram feitas 11.474 entrevistas, na quinta e sexta-feira em 402 municípios. Com margem de erro de 2 pontos percentuais (para mais ou para menos) e nível de confiança de 95%, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00782/2014.

Nos Estados, o Datafolha aponta liderança do candidato petista Fernando Pimentel, em Minas Gerais, e um empate técnico entre Tarso Genro e Ana Amélia no Rio Grande do Sul. Em São Paulo, o governador Geraldo Alckmim subiu para 51% e já é dada como certa a eleição do tucano em primeiro turno. O candidato do PT, Alexandre Padilha permaneceu nos mesmos 9% da pesquisa anterior. No Rio de Janeiro houve uma virada. O candidato do PMDB, Luiz Fernando Pezão subiu seis pontos e lidera a corrida sucessória com 31%. Garotinho caiu para 23% e Marcela Crivella oscilou de 19% para 17%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário