sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Em 16 dias, Sesed recebe 4 mil denúncias através do Whatsapp


A cúpula da segurança pública do Rio Grande do Norte está usando a seu favor a atual "febre" da população por mensagens instantâneas no telefone celular através do aplicativo Whatsapp. Após disponibilizar um número (84 8149-9906) para receber denúncias da população através do aplicativo, mais de quatro mil mensagens foram recebidas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) em 16 dias. Não há, no entanto, a confirmação sobre quantos crimes foram solucionados após as denúncias. Por outro lado, a Sesed garante que nenhuma das ocorrências fica reprimida e que todas as mensagens são documentadas e encaminhadas para os setores competentes.

Secretaria de Segurança passou a utilizar o Whatsapp para receber denúncias

Com a nova ferramenta a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN) busca contar com o diferencial de obter imagens, vídeos e coordenadas geográficas das ocorrências. E no momento da denuncia, mesmo que a informação não seja respondida de imediato, as informações são armazenadas facilitando o trabalho dos colaboradores que estão devidamente capacitados para lidar com as demandas acumuladas.

Outro aspecto positivo considerado pela Sesed é questão da acessibilidade. Segundo a Sesed, a ferramenta ajuda pessoas com problemas auditivos ou fonoauditivos a também fazerem denúncias por meio de um telefone que disponha da ferramenta.

O Whatsapp do “Disk Denúncia 181” funciona da mesma forma que via telefone, mas a linha não poderá ser utilizada para receber chamadas, cujo as denúncias serão feitas apenas por meio do aplicativo e a privacidade do denunciante será mantida em sigilo.

O secretário estadual de Segurança, Eliéser Girão Monteiro, elogiou a marca e mostra que "a população está ajudando cada vez mais a Segurança Pública de forma ativa". "Assim podemos tirar de circulação armas, drogas e criminosos. Contamos cada vez mais com esta participação", elogiou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário