terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Ameaçado de extinção, tubarão-lixa é capturado em praia de Natal






Um tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum) foi capturado por pecadores na manhã desta terça-feira (15) na Praia dos Artistas, em Natal. O animal está na lista das espécies ameaçadas de extinção. Um agente de turismo que passava pelo local filmou o momento em que dois homens, em uma moto, levavam o bicho embora. No vídeo, dá pra ver que o tubarão ainda estava vivo.

Segundo o biólogo Douglas Brandão, no Aquário Natal, o tubarão-lixa não é uma espécie agressiva. “Há registros, mas muito raros, de ataques a mergulhadores. Já para banhistas, é muito difícil. Atacam mergulhadores porque eles vão lá e puxam o animal, e ele pode virar e morder. Geralmente esse tipo de animal é dócil”, disse ele.

No Aquário Natal, o visitante tem a oportunidade de passar a mão e até de mergulhar em um tanque com tubarões da espécie lixa.

Ainda de acordo com Douglas Brandão, o tubarão-lixa pode medir até 4 metros de comprimento e atingir 500 quilos. Já foi comum em toda a costa brasileira, mas atualmente, já em extinção, é mais encontrado no litoral nordestino.

Tubarão-lixa foi capturado nesta terça-feira na Praia dos Artistas — Foto: Felipe Lima

A captura de espécies ameaçadas de extinção é proibida pela lei 9605/98. O infrator fica sujeito a uma pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa de R$ 5 mil.


Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário