quarta-feira, 10 de abril de 2013

Vereadores trocam insultos e acusações em plenário


Os vereadores Luiz Almir (PV), Amanda Gurgel (PSTU) e Marcos Ferreira (PSOL) elevaram o tom, durante a sessão de ontem (9) na Câmara Municipal, e dedicaram parte dos debates do expediente legislativo para trocar ofensas e agressões mútuas. O embate teve início durante a apreciação de vetos do prefeito Carlos Eduardo Alves a emendas do projeto de lei que estima a receita e fixa a despesa para 2013. Os vereadores mantiveram o veto do chefe do Executivo ao reordenamento de recursos da Secretaria de Comunicação (Secom), no valor de R$ 120 mil, para a reforma e manutenção de duas praças, localizadas nos conjuntos do Jiqui e Soledade I. Amanda e Marcos divergiram dos demais e a discussão teve contornos de agressividade e críticas ofensivas.

Vereadores discutiram de forma acirrada no plenário da Câmara Municipal de Natal

Amanda criticou a postura dos parlamentares de acatarem o posicionamento do prefeito, que manteve os recursos na Secom em detrimento das estruturas. Luiz Almir explicou que as justificativas do líder governista na CMN, Júlio Protásio (PSB), no sentido de que as praças seriam modificadas com orçamento de outra pasta da administração, era suficiente para o voto favorável ao veto. Porém, ao ser acusado por Amanda e Marcos de se posicionar na "contramão do que almeja a sociedade", Luiz Almir rebateu as críticas dos esquerdistas e disse que eles "jogavam para a plateia e eram incoerentes". "Pode dar chulé em pé de tamborete que digo o que quiser", disse Almir, arrancando risos da plateia que acompanhava a sessão.

Em um momento mais tenso do debate, Marcos do PSOL, irritado, bradou: "quem quiser ir para o ringue vamos, ir pra bala vamos também". As declarações foram criticadas pelos presentes.


Pouco tempo depois, Amanda Gurgel retornou ao debate para dizer que Luiz Almir supostamente era acusado por grupo feministas de ser preconceituoso com as mulheres e as minorias. Luiz Almir preferiu não se alongar e finalizou a discussão. "Em casa de pombo, urubu não entra", disse.

Os demais parlamentares preferiram ficar à margem da discussão. Discretamente aprovaram a manutenção de todos os vetos do prefeito. "A Semopi possui R$ 7 milhões para investimentos nessas praças e as obras serão executadas, beneficiando a comunidade. Entendemos que esses recursos se retirados da comunicação penalizarão a pasta", explicou Júlio Protásio (PSB), ainda sobre o motivador da discussão.

Durante a sessão, os vereadores aprovaram ainda o projeto sobre a regulamentação da Lei de Incentivo a Cultura Djalma Maranhão. O Projeto de Lei regulamenta o parágrafo 4º do artigo 2º da Lei nº. 4.838/1997, alterada pela Lei nº. 5.323/2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário