terça-feira, 9 de abril de 2013

Operação Páscoa: índice de irregularidades nos ovos de chocolate cai a cada ano



De 18 a 22 de março, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realizou a Operação Especial Páscoa, com o objetivo verificar o peso dos ovos de chocolate vendidos no comércio e a presença do selo de identificação da conformidade do Inmetro nos brinquedos oferecidos como brinde no doce.

Em Natal, 11 estabelecimentos foram visitados. Na ação de verificação da certificação dos brinquedos, 2.292 ovos foram fiscalizados, todos regulares. Já na pesagem dos doces da capital potiguar, 77 produtos foram examinados, com apenas uma reprovação. Em Mossoró, foram nove visitas, 180 produtos fiscalizados, todos aprovados.


Segundo o Inmetro, o índice de irregularidade na Operação Especial Páscoa em todo o país foi de apenas 0,2% (230 produtos irregulares entre 144.095 verificados). Em 2010, esse número chegava a 2,9%. Foram realizadas 303 ações de fiscalização por meio dos órgãos delegados do instituto nos Estados.


“Observamos que esse número vem diminuindo positivamente a cada ano. O resultado é consequência de ações que o Inmetro desenvolve no sentido de deixar claro como devem ser apresentadas as informações para os casos de ovos que possuem brinquedo como brinde”, explica Alfredo Lobo, diretor da Qualidade do Inmetro.


As empresas irregulares foram autuadas e serão penalizadas com multas que podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dependendo do porte, reincidência e tipo de infração.


SEMANA SANTA
Também como parte das ações da Semana Santa, fiscais do Ipem-RN fizeram uma operação de verificação das balanças utilizadas no Canto do Mangue, central de venda de peixes e frutos do mar administrada pelos próprios pescadores. Quatro dos 22 equipamentos vistoriados apresentaram irregularidades.

Toda balança utilizada para transações comerciais deve, obrigatoriamente, ser de modelo aprovado pelo Inmetro e ser periodicamente verificada pelo Ipem. O instrumento deve conter um selo indicando a última verificação e sua validade, e também deve possuir selo de lacre e placa de patrimônio do Inmetro.

E, para venda ao consumidor, a balança tem que estar em local iluminado, em plataforma sólida, rígida, sem calço e deve estar zerada.

Fonte:IPEM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário