sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Juiz lança o livro “Orçamento e Políticas Públicas Infantojuvenis” em Caicó



Juiz Marcus Vinicius

O livro “Orçamento e Políticas Públicas Infantojuvenis” do juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior será lançado nesta terça-feira, dia 27, em Caicó. O lançamento fará parte da programação do Seridó Jurídico, que terá início às 18h30, no auditório do Tribunal do Júri do Fórum da Justiça Estadual de Caicó.

A obra “Orçamento e Políticas Públicas Infantojuvenis” é uma construção antenada com a preocupação referente à concretização dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes.

Em toda a obra, o autor aborda uma fundamentação teórico-científica sobre o tema, mas também inova apontando estratégias e proposições práticas para a garantia dos direitos infantojuvenis.

Marcus Vinícius atualmente está atuando como juiz na comarca de Currais Novos e é professor efetivo do curso de Direito de Caicó (UFRN).

A atual edição do projeto Seridó Jurídico terá como tema: “Direito Educacional, Orçamento e Inclusão”. Além de Marcus Vinícius, serão palestrantes os professores da UFRN Geny Lustosa e Rogério de Araújo Lima.

Gestores do Ipem-RN participam de encontro da rede do Inmetro em Campo Grande




Teve início na última terça-feira (27) a segunda reunião plenária do ano entre dirigentes e gestores de toda a Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I).

O objetivo do evento, que segue até sexta-feira (30) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é proporcionar um espaço para que sejam discutidos os resultados dos trabalhos de todos os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia ao longo de 2012 e debater metas para 2013.

“Esse encontro é importante para a troca de informações entre os órgãos, o que nos permite fortalecer a Rede e desenvolver um trabalho cada vez mais eficaz na harmonização das relações de consumo em sociedade”, conta o diretor do Ipem-RN, Carlson Gomes.

Além do balanço das atividades do ano, são feitas exposições relativas aos trabalhos de diferentes setores dos órgãos da RBMLQ-I, como Financeiro, Jurídico, Metrologia Legal, Qualidade e Comunicação.

Também representam o órgão potiguar no encontro o chefe de gabinete, Alex Reginaldo, e o coordenador operacional, Vicente Zacarias.

Fonte:IPEM/RN

Polícia Civil identifica responsáveis pelo assassinato de mãe e filha em Natal


Foto: Divulgação / Polícia Civil
Após cinco dias de investigações, os policiais civis da 7º Delegacia de Polícia conseguiram desvendar o duplo homicídio de Lorrana Vicente do Nascimento, de 29 anos, e Jasmim Lorrana Nascimento Santos Lopes, 6 anos. O crime aconteceu na Favela do Japão, bairro das quintas, na madrugada do último sábado (24).

De acordo com o delegado Raimundo Lucena, da 7º DP, Anderson Nascimento, conhecido como Dinho, e uma mulher de nome Daniele assassinaram friamente mãe e filha. “A mãe foi morta a tiros pelo Dinho, já a filha teve o pescoço esfaqueado por Daniele”, explica.

Dinho já estava foragido de Alcaçuz. O casal morava vizinho às vítimas e, segundo relato de familiares,Daniele discutia com Lorrana frequentemente e a criança de apenas 6 anos costumava se envolver na discussão. “Populares relataram que, ao sair da residência de Lorrana,Daniele gritou: ‘sangrei uma galinha’,se referindo à criança”, diz Dr. Lucena.

O casal está foragido. Qualquer informação sobre o paradeiro da dupla pode ser dada ao Disque Denúncia, através do número 181.

Fonte:Portal BO

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Perto de deixar o Paysandu, Thiago Potiguar pode ir jogar a Série A



Thiago Potiguar tem várias propostas (Foto:
Gustavo Pêna/GLOBOESPORTE.COM/PA)

Um dos principais jogadores do Paysandu na Série C do Brasileiro, o meia Thiago Potiguar pode ser mais um a deixar o clube e buscar outros caminhos na temporada 2013.

Com contrato encerrando no próximo dia 30 de dezembro, Potiguar vem chamando principalmente a atenção de clubes do Nordeste, como Náutico, Sport e Santa Cruz, sendo que o último já declarou interesse. Além desses, os representantes do jogador já iniciaram conversa com a diretoria do Flamengo e da Catanduvense.

Uma pessoa ligada ao jogador, revelou que a preferência do meia é o clube carioca, mas que o sucesso da negociação depende do resultado da eleição do Flamengo, pois o assunto vem sendo tratado com a atual diretoria rubro negra.

- Ele não deve ficar, pois tem propostas de clubes da Série A. O Flamengo é a preferência do Thiago, mas existem esses outros clubes. Pelo que conversamos, o Santa Cruz é o que tem menos chances, pois ele não quer disputar a Série C novamente – confessou a fonte.

Na Série C do Brasileiro, Thiago Potiguar foi titular na maioria das partidas e marcou quatro gols com a camisa do Paysandu.

Felipão é o novo técnico da Seleção Brasileira



A CBF já acertou com um novo técnico para a seleção brasileira: Luiz Felipe Scolari é o substituto de Mano Menezes. A entidade, porém, não conta mais com um diretor de Seleções, já que Andrés Sanches deixou nesta quarta o cargo, que acabou extinto pelo presidente José Maria Marin. O anúncio oficial de Felipão, campeão mundial em 2002 com o Brasil, será feito na quinta, às 10h30m (de Brasília), no Rio de Janeiro.

Andrés pediu demissão do cargo de diretor de Seleções através de uma carta. Em São Paulo, Marin disse que a posição está extinta para a volta da função de coordenador, exercida nas Copas do Mundo de 1994 e 2006 por Zagallo, de 1998 por Zico e de 2002 por Antonio Lopes. Tetra nos Estados Unidos, Carlos Alberto Parreira é o mais cotado para assumir a tarefa de trabalhar na nova função.

Em seguida, Marin afirmou que o nome do novo técnico será revelado oficialmente na quinta, a tempo de participar do sorteio da Copa das Confederações, sábado. Felipão, que deixou o Palmeiras em setembro, conversou com Marin no último fim de semana e está com a família em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, mas vai desembarcar em São Paulo ainda nesta quarta para finalizar os últimos detalhes do contrato com a CBF.

Fonte:G1

Acusado de tentativa de homicidio é absolvido pelo júri


No segundo dia de juri popular o corpo de jurados formados por 4 mulheres e 3 homens,na maioria professores,absolveram da acusação de homicidio simples,ou seja tentativa de morte a bala,o réu Marcelo da Silva Moreira,fato ocorrido no ano de 2009,nesta cidade.

 
Réu Marcelo da Silva Moreira 

Marcelo do Bar como é mas conhecido o réu, teria sido acusado no processo que apurou uma tentativa de homicidio,praticado contra a pessoa de José Adriano da Silva,no bairro Paizinho Maria em 2009,quando a vitima na época foi alvejada por dois disparos de arma de fogo,que o atingiram a perna direita e abdomem.

 
Advogada Drª Ednilda defesa do réu

Esteve na defesa do rèu a advogado, Drª. Ednilda Lenira,que apresentou provas baseadas nos autos do processo de que Marcelo nã estava na cena do crime e seu filho na época menor de idade.

 
Promotora Drª Mariana Barbalho

Na acusação o Ministério Publico,representado pela promotora Drª Mariana Marinho Barbalho Tavares.

 
Presidente do tribunal do Juri Dr.Valdir Maia

Preside a semana de julgamento da Vara Criminal comarca de Currais Novos,o juiz Dr. Valdir Flávio Lobo Maio.

Prefeito Geraldo Gomes através de Portaria designar a Comissao de Transição de Governo Municipal


Através da Portaria N.2022, o Prefeito de Currais Novos Dr. Geraldo Gomes designar os servidores abaixo relacionados para comporem a Comissão de Transição do Governo Municipal a Equipe do Prefeito eleito Sr. José Vilton da Cunha e o Vice Prefeito João Gustavo Gomes Coelho Guimarães.

Comissão de Transição  do Governo Municipal 

Oberdan Vieira Pinto Lima - Presidente Procurador do Município 
Robert Kennedy de Assunção Gama - Secretário Municipal de Finanças e Planejamento 
Raimundo Marinho da Silva - Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos 
Josenilda Medeiros de Lima Cabral Santiago - Coordenadora Geral da Secretaria Municipal de Administração 
Raimunda de Fátima de Araújo Santos - Coordenadora Geral da Secretaria Municipal de Saúde 


Polícia Militar volta a apreender arma e droga em Currais Novos



Fonte e fotos: Sd PM J. Júnior
Policiais Militares apreenderam por volta das 10h00h desta quarta-feira (28/11/12) no Bairro Parque Dourado, 02 menores de 14 e 15 anos com: 01 ARMA ARTESANAL (GARRUCHA), 01 APARELHO CELULAR E 01 TABLETE DE MACONHA PESANDO APROXIMADAMENTE 30 GRAMAS, ALÉM DE PÓLVORA E CHUMBO.
Os PMs tinham recebido uma denúncia de que disparos de arma de fogo estavam sendo efetuados no local e rapidamente uma guarnição da Rádio Patrulha foi deslocada para a área e após fazerem a abordagem foi encontrado a arma e o entorpecente com os menores. Eles disseram que a droga veio de Santa Cruz, mas alegam que não conhecem o rapaz de quem teriam comprado.
Os menores também confessaram que compraram a arma na cidade de Lagoa Nova e efetuaram 03 disparos para testá-la.
A dupla foi encaminhada para a delegacia para os procedimentos de praxe.
O menor de 15 anos já se envolveu numa briga no colégio IVP em que tentou esfaquear outro menor de 16 anos e acabou levando uma pedrada que o deixou desacordado. Na confusão o menor de 16 anos chegou a ser atingido de raspão nas costas pela faca e após entrar em luta corporal conseguiu tomar a faca e acertar a pedrada.
Lembramos que essa apreensão só foi possível graças a denúncias da população que sem se identificar ligaram para o 190 e repassaram todas as informações para os policiais.

Governo do Estado reforça transporte escolar com 146 novos ônibus



Qualificar o transporte escolar, ajudando às prefeituras a prestar o serviço em regime de colaboração é o objetivo da Secretaria de Estado da Educação, que adquiriu 146 novos ônibus para reforçar a frota. Serão contemplados agora municípios que não foram beneficiados no primeiro semestre de 2012, quando foram entregues 120 ônibus escolares, como também aqueles municípios que transportam maior número de estudantes.

As empresas vencedoras da licitação estão concluindo a entrega dos novos ônibus, que permanecerão estacionados no Centro Administrativo do Estado, aguardando a posse dos novos prefeitos eleitos, para que esses possam assinar o termo de cooperação entre município e Estado e receber os ônibus. Até o próximo dia 18 de fevereiro, quando será iniciado o ano letivo de 2013, todos os ônibus já estarão à disposição dos estudantes.

Com a nova frota, a rede estadual de ensino terá um total de 266 novos ônibus adquiridos somente em 2012, renovando seus veículos e levando transporte escolar de qualidade para todas as regiões do Estado. A ferramenta é decisiva para muitos alunos que vivem em zonas rurais distantes das escolas.

Os recursos que garantiram a compra dos 146 novos ônibus, da ordem de R$ 28.479.200,00, são da emenda parlamentar Nº 71210009, do senador José Agripino. São 80 ônibus de 50 lugares e 66 micro-ônibus de 30 lugares, dos quais 36 possuem tração 4x4, para que não haja restrição de acesso a regiões serranas.

De acordo com o regime de colaboração que permeia o transporte escolar em todos os estados do país, a Secretaria de Estado da Educação, celebra convênio com os municípios, cedendo os ônibus e responsabilizando cada prefeito pela gestão do transporte. Uma exigência do convênio firmado entre Estado e prefeituras é que os ônibus sejam utilizados exclusivamente para o transporte de estudantes da Educação Básica. Compete aos gestores e à sociedade organizada acompanhar a correta utilização e o zelo do transporte escolar. O Ministério da Educação disponibiliza o telefone 0800-616161 para facilitar esse controle social.

Fonte:Portal RN

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jardim do Seridó vivenciará a I Semana Municipal de Consciência Negra




A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, CREAS e com o apoio Casa de Cultura Popular, realiza a partir de hoje (27) a I Semana Municipal de Consciência Negra. A programação contará com apresentações culturais, palestra, exposição e desfile da beleza negra.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 27/11 – Solenidade de Abertura, com apresentações culturais


Palestra: Ao som dos tambores, eles inscreveram com danças as feridas de um protesto.

Palestrante: Ms. Diego Marinho de Góis

Local: Auditório da Casa de Cultura Popular

Hora: 19 horas

Dia 28/11 – Exposição cultural Afro-brasileira das escolas de Jardim do Seridó

Local: Ginásio de Esportes Governador Lavoisier Maia

Hora: 8 às 11 e 14 às 17 horas

Dia 29/11 – Apresentações Culturais

Local: Adro da Casa de Cultura Popular

Hora: 19h30min

Dia 30/11 – Desfile da Beleza Negra e apresentações culturais

Local: Adro da Casa de Cultura Popular

Hora: 19h30min

Prefeito Paulinho Freire decreta calamidade pública na saúde de Natal



O prefeito de Natal Paulinho Freire decretou calamidade pública na saúde. O Diário Oficial de hoje traz o decreto número 9.845, onde está definido o estado de calamidade pelo prazo de 90 dias.

A justificativa para o ato é o término da intervenção judicial determinada pela Justiça para o gerenciamento da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Ruy Pereira dos Santos (UPA Pajuçara) e o risco da interrupção das atividades da referida Unidade de Pronto Atendimento, o que “agravará a sobrecarga das demais unidades de saúde da rede municipal e estadual, que prestam atendimento à população de Natal e municípios adjacentes”, como traz um dos trechos do decreto.

Pelo decreto “ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a manutenção dos serviços públicos de saúde, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos”.

Celulares e armas artesanais são encontrados durante revista no CDP de Currais Novos



Fonte e fotos: Sd PM J. Júnior
Por volta das 07h00 da manhã desta terça-feira (27/11/12) Policiais Militares foram acionados para auxiliar os agentes penitenciários numa revista de rotina no Centro de Detenção Provisória (CDP) e lá foi encontrado 01 faca peixeira, 01 faca artesanal, 03 aparelhos celulares, 02 baterias de celular e um carregador universal.
A revista é feita periodicamente e o Diretor da unidade acredita que os objetos apreendidos foram introduzidos por uma abertura feita na tela de proteção do teto de uma das celas e que alguém está pulando o muro durante a madrugada e deixando esses objetos. Uma reforma já está sendo providenciada, inclusive a possibilidade de aumentar o muro.


Projeto de Lei cria barreiras para a criação de novos partidos


O Jornal Estadão destaca que um projeto de lei que poderá entrar em pauta no final deste mês promete polêmica na Câmara, principalmente entre parlamentares que pretendem aproveitar a fase pós-eleição municipal para mudar de partido. A proposta, do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), suspende o fundo partidário e o tempo de TV e rádio para os novos partidos, até que se submetam à próxima eleição parlamentar. Teriam, desse modo, os direitos partidários com base no resultado das urnas e não no número de parlamentares que conseguiram arregimentar depois de fundados.

A proposta deveria ter sido votada no início de outubro. Mas foi adiada por causa das eleições. “Sempre que se passam as eleições, ocorre uma mudança de parlamentares de partido. Temos de evitar que eles, quando mudam ou criam uma nova legenda, levem para o novo partido o tempo de televisão e o fundo partidário. A base para isso deve ser a eleição passada. Portanto, o novo partido só deverá ter o fundo partidário e o tempo de TV após se submeter a uma eleição”, disse Edinho.Se o projeto for aprovado, partidos novos que forem criados daqui para a frente só receberão o dinheiro do fundo e gozarão de tempo na TV em 2015.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PM prende acusado de assaltar posto de combustíveis em Currais Novos



Fonte e fotos: Sd PM J. Júnior
Por volta das 13h40 desta segunda-feira (26/11/12) depois de mais de 06 horas dentro da mata os incansáveis Policiais Militares da 3ªCIPM conseguiram prender, JOSÉ SIVANALDO ARAÚJO DA SILVA DE 19 ANOS MAIS CONHECIDO COMO BATATA, natural de Acarí residente no Povoado Bulhões, município de Acarí, acusado de assaltar o Posto Potiguar em Currais Novos na noite de ontem.
Desde a hora do assalto os PMs estavam em diligências e chegaram ao nome do acusado que tinha se escondido no Sítio Angicos onde mora um tio do mesmo. Essa informação chegou até a Rádio Patrulha que junto com as demais guarnições preparou um cerco, porém o acusado percebeu a movimentação e entrou na mata sendo capturado horas depois.
Batata nega o crime, mas o frentista o reconheceu na delegacia, como também a roupa usada no assalto. Batata também é suspeito de ter assaltado um posto de combustíveis no último Domingo (18) na cidade de Acarí.
A Polícia também apreendeu a moto do acusado que está atrasada e com o chassis alterado. O mesmo encaminhado para a delegacia para os procedimentos cabíveis.

Mais um curraisnovense morre em grave acidente na tarde desta segunda-feira



Por Sd PM J. Júnior
Fonte: Edson Freire
Fotos: Adailson Carlos
Um grave acidente tipo saída de pista seguido de capotamento foi registrado na tarde desta segunda-feira (26) na RN 041 que liga Currais Novos a Lagoa Nova. O veiculo Gm Montana de placas EPB 1583-SP São Paulo conduzido pelo o curraisnovense PAULO BEZERRA DA SILVA DE 46 ANOS que morreu no local do acidente, tendo em vista que foi lançado para fora do veiculo.
Os policiais do 2º GPRE Cb Barreto e os Sds; Francisco e Leoflávio estiveram no local da ocorrência isolando a área e solicitando a presença do ITEP/Caicó. A nossa reportagem esteve minutos após no local do acidente onde conversou com um primo da vitima, Custódio, que nos revelou que o mesmo era conhecido por Paulo de Tia Rita e havia chegado de São Paulo há duas semanas, estando para retornar a capital Paulista no próximo dia 5 de dezembro.
O acidente ocorreu por volta das 15h05min desta segunda (26/11/12).
A Equipe Esquadrão Resgate esteve no local do acidente, mas a vítima já havia entrado em óbito.

Em Juri Popular Xandinho foi condenado há 08 anos




A 2ª Pauta de audiência do tribunal do júri da comarca de Currais Novos, foi aberta ás 13:00hs, desta segunda-feira (26/11/2012), com a presidência do Juiz da Vara Criminal, o Dr. Valdir Flávio Lobo Maia, no plenário da Câmara Municipal.
Esteve sentado no banco dos réus: ALEXANDRE JUSTINO DO NASCIMENTO "XANDINHO" acusado de ter praticado crime de homicídio no dia 24 de fevereiro de 2011,ás 23:00hs nas proximidades do antigo Supermercado Venâncio tendo como vitima a pessoa de LUIZ SÉRGIO DA SILVA que foi vitima de golpes de faca-peixeira.
Esteve na defesa do Réu, O Dr. Rodrigo Gomes da Costa Leite que defendeu a tese de legítima defesa. Já na acusação a Promotora Drª. Mariana Marinho Barbalho.
O Réu Alexandre Justino do Nascimento mais conhecido como Xandinho pegou pena de 8 anos de reclusão a qual foi reduzida para 7 anos.


Veja como foi a tentativa de homicidio em Jardim do Seridó



TV União: Reportagem de Cardoso Silva

Aliança DEM, PMDB e PR será mantida para 2014, diz o senador José Agripino



Q
uem estiver torcendo pelo rompimento da aliança do PMDB e PR com o DEM no Rio Grande do Norte pode ir logo tirando o cavalinho da chuva senão vai se molhar. Não existe a menor possibilidade dessa união ser quebrada. A aliança está mais forte do que nunca. Vamos caminhar juntos em 2014.

Frase debitada na conta do senador José Agripino Maia que é presidente do DEM avalizada pelo ex-deputado estadual e chefe da casa civil do governo de Rosalba Ciarlini (DEM), Carlos Augusto Rosado.

Ao comemorar aniversário, vereador eleito Sérgio da Chesf posa com Eugênio Lins para fotos e oficializa apoio


Sérgio e Eugênio Lins

O que era uma especulação acabou virando apoio real. A futura oposição em Currais Novos, acaba de perder um vereador eleito. Sérgio da Chesf, eleito em coligação independente pelo PSDC, realizou neste domingo (25) em Currais Novos, sua festa de aniversário.

Engenheiro, eleito pela primeira vez para representar o povo de Currais Novos na Câmara Municipal, ele também decidiu integrar a bancada que dará sustentação a administração do prefeito eleito Vilton Cunha (PR). O empresário, que inicia sua administração em janeiro, também estava presente na festa.

Mas, o que chamou a atenção foi à foto posada de Sérgio da Chesf com o vereador Eugênio Lins (PSB), que concorre com o apoio da maioria da bancada do prefeito eleito Vilton Cunha, a presidência da Câmara. Eugênio recebeu a adesão de Sérgio. O ex-prefeito Zé Lins (PR), irmão de Eugênio também foi convidado para a festa. Eugênio vai cumprir seu terceiro mandato no Poder Legislativo e parte na frente com o apoio dos seus futuros colegas.

Homem é preso acusado de abusar sexualmente da própria mãe


Um homem identificado como Francisco Gidiel da Silva, 28 anos, foi preso na manhã de ontem na cidade de Paraná, interior do estado, por Policiais Militares dos Destacamentos Policiais de Paraná/RN e Tenente Ananias/RN, acusado de abusar sexualmente sua mãe, identificada como Rita Augusta da Silva, de 59 anos.

De acordo com informações repassadas à polícia, Francisco já abusava da mãe há pelo menos três meses. Além da violência sexual, ainda segundo informações colhidas pela polícia, Francisco agredia a mãe.

O ápice do fato que culminou com a prisão do acusado aconteceu na última sexta. Incoformados com a ação, vizinhos da vítima acionaram a polícia. Francisco foi localizado e preso na manhã seguinte. A vitima foi encaminhada ao ITEP/RN para realização de exames e Gidiel conduzido à 8ª DRPC em Alexandria para as providências cabíveis.

Ainda segundo a polícia local, Gidiel já tentou suicídio há algum tempo, tem passagens pela Polícia por furtos e é viciado em drogas.

Fonte:DN Online

Posto de gasolina foi assalto na noite deste domingo em Currais Novos



Fonte e foto: Sd PM J. Júnior
Por volta das 22h00 deste Domingo (25/11/12) o posto de gasolina Potiguar localizado as margens da BR 427, saída para Acarí, foi assaltado por um meliante aparentemente menor de idade. Segundo informações, o acusado tem estatura mediana, é magro, estava com bermuda preta, camiseta azul e outra camiseta cobrindo o rosto, aparenta ser menor de idade e estava com um revólver. Ele chegou a pé no posto pediu que o frentista colocasse o dinheiro e o celular no chão e saísse correndo em direção a BR sem olhar para trás.
Nos fundos do posto tem uma densa mata de onde o acusado veio e provavelmente fugiu.Todo o efetivo de serviço está em diligências nesse momento a procura desse meliante. Foi levado, além do celular do frentista todo o dinheiro do caixa.
Disparos de arma de fogo também foram ouvidos próximo a Imaculada, mas até o momento não apareceu nem vítimas e nem acusados.

domingo, 25 de novembro de 2012

Suicídio registrado em Jardim do Seridó na tarde deste domingo


Leonardo - vítima

Um suicídio foi registrado na tarde de hoje, domingo (25), na rua Juvêncio Sampaio, nº 44, Bairro Bela Vista, Jardim do Seridó. Segundo informações de familiares, Leonardo Souza do Nascimento, conhecido como Deda, 36 anos, tinha tentado o suicídio ontem quando foi evitado. Aproveitando que a esposa não estava em casa foi ao quarto e usou uma corda para o enforcamento.

Pouco tempo depois uma criança filha da vítima encontrou o corpo do pai pendurado já sem vida. Deda estava passando por problemas de saúde e estava muito deprimido nos últimos dias.

Uma guarnição da 2ª Cia da PM esteve no local preservando a área até a chegada do ITEP de Caicó.

Fonte:Serido 190

Dois Jovens se envolvem em confusão com disparo de arma de fogo em via pública



 Polícia Militar de Jardim do Seridó, que é comandada pelo Cap. Aderlan, foi acionada na manhã de hoje por um popular que reclamou sobre disparos de arma de fogo em plena via pública na madrugada de hoje, o registro se deu por volta das três e trinta horas da manhã (25).

Ao tomar conhecimento do ocorrido, uma guarnição comandada pelo Sargento Pereira, e patrulhada pelos soldados Jeferson, Costa e Emersom, entraram em diligências por toda a cidade em busca de informações que pudessem chegar à autoria do ato criminoso, e logo na primeira parada adentraram à unidade hospitalr daquela cidade e encontraram o jovem Alex Soares de Medeiros Lima, 18 anos, residente à rua Parelhas, nº 52, bairro Cohab, para a PM, o jovem problemas com o consumo de entorpecentes, o qual deu uma versão inverídica dos fatos, fazendo com que a guarnição seguisse o caminho errado nas investigações.

Mesmo diante da farsa montada por Alex, a Polícia se deu na casa de Jeferson Douglas da Silva, 19 anos, residente no bairro Bela Vista, este se diz analfabeto, e para a Polícia foi o autor dos disparos que terminaram atingido o jovem Alex no braço e de raspão no abdômen, tendo Jeferson dito aos PM's que a arma teria sido devolvida a um comparsa de Alex, mas em contato com esta terceira pessoa, foi dada como alegação que o própria Alex estaria de posse da mesma.

Já na posse de vários relatos testemunhais, a guarnição entrou no incauso do jovem Alex, que avistou a guarnição e resolveu entrar em fuga, no entanto alcançado, e depois de uma denúncia anônima, os PM's encontram a arma, que teria sido jogada enquanto o jovem fugia, essa sendo a arma usada no ato criminoso, sendo esta encaminha à 3ª DRP em Caicó, junto aos respectivos envolvidos para a lavratura dos flagrantes.

Irmão de curraisnovense morre em grave acidente neste sabado(24) em Natal




Faleceu ontem a noite as 19:30, em Natal a pessoa de Julião irmão de Geraldinho da churrascaria em um acidente de carro. NOTICIA DO BLOG-http://www.jacsondamasceno.com.br/, os nomes de duas das três vítimas fatais do acidente ocorrido na BR-101, nas proximidades da entrada do cemitério Morada da Paz. São elas:

Maria Dionízio da Silva, de 79 anos

Julião Francisco da Silva

Maria Dionízio morreu na hora e o corpo dela está no Instituto Técnico e Científico de Polícia. Já Julião morreu enquanto recebia os primeiros atendimentos ainda na ambulância do Samu.

O corpo de uma outra mulher também está no Itep, mas sem identificação. Os familiares ainda não procuraram o instituto para os procedimentos legais para a liberação do corpo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, outras quatro pessoas foram levadas para o pronto-socorro Clóvis SArinho.

Ator global começa a gravar novela em solo potiguar


O ator global José Loreto gravou cenas de nova novela das 18h da Globo na praia de Areia Branca. "Flor do Caribe" será a próxima novela das 18h da emissora carioca com previsão de estreia para o primeiro trimestre de 2013.

"Flor do Caribe" é um roteiro de Walther Negrão em parceria com Júlio Fisher, Vinícius Viana, Fausto Galvão e a estreante Suzana Pires. no elenco, além de José Loreto estarão Bruno Gissoni, Henri Castelli e Grazi Massafera, que estarão nos papéis principais. Bete Mendes, Ângela Vieira, Raphael Vianna, Dudu Azevedo e Daniela Escobar são outros que já foram confirmados na trama.

Boa parte da trama, dirigida por Jaime Monjardim, terá como pano de fundo as praias do Rio Grande do Norte. A Praia de Pipa, por exemplo, é um dos destinos confirmados da produção. A história de "Flor do Caribe" será ambientada na fictícia cidade de Vila dos Ventos. A trama principal irá girar em torno dos dois amigos de infância que disputam pelo amor da mesma mulher. Neste triângulo amoroso estarão os atores Bruno Gissoni, Henri Castelli e Grazi Massafera.

Fonte:DN Online

Jovem é detido com maconha na tarde deste Sábado



Por Sd PM J. Júnior
Fotos: J. Júnior
Por volta das 13:20h deste Sábado (24/11/12) Policiais Militares faziam um patrulhamento no Bairro José Bezerra de Araújo (Promorar) quando se depararam com o jovem ROBSON ALVES OLINTO DE 23 ANOS residente na Rua Neco Romão, 216, Parque Dourado III com uma trouxinha de maconha.
Robson confessou que é viciado, mas não revelou onde teria comprado o entorpecente. O mesmo foi conduzido para a delegacia para os procedimentos cabíveis e não tinha passagem pela Polícia.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Rocam prende trio com pistolas, dinheiro e quase meia tonelada de maconha



Policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) apreenderam, na tarde desta terça-feira (20), dinheiro, armas e quase meia tonelada de maconha, em Parnamirim. O material estava escondido em duas casas no bairro Vida Nova e foi encontrado após os policiais receberem uma denúncia anônima.

Antônio Laurentino e Esteferson foram presos

De acordo Tenente Coronel Túlio, comandante de operações do CPM (Comando de Policiamento Metropolitano), os policiais realizavam um trabalho de busca após receberem informações sobre a ação de um traficante no local.

Ao chegarem na rua Novo Oriente, na casa de número 127, os PMs detiveram um casal de posse de três pistolas, sendo duas ponto 45 e uma outra ponto 40, além de 20 mil em dinheiro e jóias. Antônio Laurentino da Silva, de 31 anos e a mulher ainda não identificada, tentaram escapar, mas acabaram presos.

Minutos após, uma equipe da inteligência do 3º Batalhão, cercou outra residência na rua da Fraternidade, mesmo bairro e lá um homem identificado como Esteferson Felipe Figueirero, de 24 anos, foi preso de posse de cerca de 300 Kg de maconha e duas balanças de precisão.

Todos os detidos foram conduzidos para a 1º Delegacia de Parnamirim, assim como a droga e as armas apreendidas. A mulher detida pelos policiais acabou sendo liberada após ser ouvida pela Polícia Civil. Os outros dois homens foram autuados.

Fonte:Portal BO

Estado teve 284 impugnações de candidatura, 69 pela Lei da Ficha Limpa


Um total de 1.337 ações de impugnação do registro de candidatura, 75 de perda de cargo eletivo por infidelidade partidária, 72 representações por irregularidades na propaganda somente em Natal, além de 1.346 pareceres em ações que tramitam na Justiça Eleitoral. Esses são os números da atuação do Ministério Público Eleitoral durante o ano de 2012, no Rio Grande do Norte.

Das 1.337 ações de impugnação de registro de candidatura (AIRCs) ajuizadas, 284 foram julgadas procedentes, sendo 69 por conta da chamada “Lei da Ficha Limpa”, e outras 646 foram consideradas improcedentes a pedido dos próprios promotores eleitorais, após os candidatos, partidos ou coligações sanarem os problemas apontados.

Julgamento do goleiro Bruno é adiado


Goleiro Bruno conversa com advogados antes do início do terceiro dia de júri (Foto: Maurício Vieira/G1)

O julgamento do goleiro Bruno Fernandes foi desmembrado e adiado para 4 de março de 2013, segundo decisão da juíza Marixa Fabiane, anunciada nesta quarta-feira (21), no Fórum de Contagem, em Minas Gerais. O goleiro foi retirado do plenário para ser levado novamente para a penitenciária Nelson Hungria. O júri continua para dois outros réus no processo: Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro.


O adiamento foi concedido pela juíza a pedido da defesa de Bruno. O advogado Francisco Simim, que defendia o goleiro, apresentou um documento transferindo seus poderes a outro defensor, Lúcio Adolfo. Chamado de substabelecimento sem reserva de poderes, o documento pediu a substituição de Simim por Adolfo, que alegou não conhecer o processo para pedir o adiamento.

O corpo de defesa afirmou logo no início da sessão, por volta de 9h40, que o novo defensor precisa de prazo para ler o texto da ação. "Eu preciso de mais tempo para estudar esse processo", disse Adolfo no plenário.

Na terça-feira (20), o goleiro Bruno já havia tentado adiar o júri, com um pedido de destituição de seus advogados Rui Pimenta e Francisco Simim. A juíza Marixa aceitou o pedido de saída de Pimenta, após o jogador alegar que não se sentia seguro para continuar com ele, e negou o de Simim.

A juíza afirmou que "não obstante haver claras evidências de manobra, por outro lado também é verdade que o documento que foi apresentado a mim foi de substabelecimento", justificando sua decisão. "Estou acolhendo o pedido da defesa para conceder ao advogado prazo para o conhecimento do processo", disse ela.

O promotor Henry Wagner Vasconcelos de Castro afirmou que o pedido dos advogados de Bruno foi uma manobra para adiar o júri e que eles atentam "contra quem quer trabalhar". O Código Penal, lembrado pelo promotor, prevê multa de dez a 100 salários mínimos por abandono de processo que não for por motivo imperioso.

Fonte:G1

GTO de Currais Novos apreende 03 menores com maconha próximo a colégio



Por Sd PM J. Júnior
Foto: J. Júnior
O GTO (Grupo Tático Operacional) apreendeu por volta das 19:00h desta terça-feira (20/11/12) 03 menores de 15, 16 e 16 anos que estavam nas proximidades do Colégio IVP em atitude suspeita e ao ser feita a abordagem foi encontrado uma trouxinha de maconha com um deles.
Os três adolescentes já são conhecidos da Polícia e sempre estão em bocas de fumo, ou na companhia de traficantes que costuma recrutar esses menores para entregar drogas.
A Polícia está de forma incansável nas ruas abordando e patrulhando os pontos críticos de nossa cidade, mas existe uma dificuldade grande de apreender os entorpecentes, por isso conta com ajuda da população que possa denunciar pelo o 190 ou mural de nosso blog, movimento estranho na sua Rua como: viciados, pessoas que não costumam andar naquela Rua, possíveis locais onde escondem os entorpecentes, enfim qualquer atitude que fuja do cotidiano. Sem essa ajuda fica difícil apreender os entorpecentes e fazer os fragrantes.


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ipem-RN fará a fiscalização dos produtos natalinos


Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM-RN) irão realizar em Mossoró no final de novembro e no início de dezembro duas operações de fim de ano. A primeira será uma fiscalização de brinquedos e luminárias de Natal, as chamadas ‘luzes pisca-piscas’, enquanto a segunda fiscalização será em cima dos alimentos da ceia natalina.


De acordo com a assessoria de imprensa do Ipem-RN, a data exata da fiscalização não pode ser divulgada, mas que os metrologistas estarão visitando os principais comércios da cidade para averiguar se tem algum produto irregular. 

A assessora informa que todos os produtos que forem encontrados sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) serão apreendidos na mesma hora.

“Todos os brinquedos e luminárias que não forem certificados pelo Inmetro ou não se enquadrarem no padrão nacional de tomadas serão recolhidos e o comerciante poderá ser multado. Essas fiscalizações ocorrem anualmente”.

Durante as duas campanhas de fim de ano, os técnicos do órgão percorrerão os principais comércios, supermercados e hipermercados para vistoriar os produtos alimentícios. A assessora de imprensa lembra que na fiscalização de alimentos estão sendo inspecionados os principais itens da ceia natalina.

Entre os produtos que vão passar por análise técnica estão: panetones, aves congeladas, frutas cristalizadas e as sementes oleaginosas que incluem castanhas, nozes, amêndoas e avelãs.

“Serão duas operações distintas. Elas podem ocorrer na mesma data ou até em datas diferentes. O intuito é garantir que o cliente compre um produto de qualidade e com procedência”, destaca a assessoria de imprensa.


20 de novembro – Dia da Consciência Negra


Nesta terça-feira, 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra. A data é de reflexão sobre a importância da cultura e da história do negro no Brasil. Neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi dos Palmares, um símbolo da resistência à escravidão.



Zumbi dos Palmares

Zumbi, que quer dizer “a força do espírito presente”, era filho de guerreiros angolanos. Ele nasceu em um povoado de escravos no Brasil chamado de quilombo. Foi capturado quando criança por soldados e entregue a um padre chamado Antonio Melo. Esse padre ensinou o português e o latim para o menino, que era muito inteligente e foi batizado com o nome de Francisco. Aos quinze anos, ele fugiu e voltou para o Quilombo.

Lá, ele se tornou um líder e lutou contra a escravidão. Ficou conhecido como Zumbi dos Palmares. Palmares foi o nome dado à região onde ficava o quilombo porque tinha muitas palmeiras. Hoje, estado de Alagoas.

Mas uma expedição militar foi designada para destruir o povoado. Cerca de nove mil homens armados com canhões derrotaram o movimento do quilombo. No dia 20 de novembro de 1695, encontraram e mataram Zumbi.

Em 2003, por meio de uma lei, esse dia foi declarado como o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Agora, em todas as escolas do país, os alunos estudam a história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

23 presos fogem da Penitenciária Agrícola de Mossoró na noite desta segunda-feira


Vinte e três presos da Penitenciária Mário Negócio, em Mossoró, conseguiram fugir no início da noite dessa segunda-feira (20) escavando um túnel a partir do pavilhão 3 até a área externa da Unidade.

A fuga só foi percebida após denúncia de que um carro teria estacionado em um terreno próximo ao muro da penitenciária e pouco tempo depois partido em velocidade.

Segundo o diretor da penitenciária, major Humberto Pimenta, pela manhã os presos não quiseram participar do banho de sol, reclamando do calor. Ele também acha possível que os presos tenham reaberto um túnel antigo para fugir.
Os fugitivos foram:

Cela 01
Antonio Izamar
Canindé Marcelino da Silva
Daniel Santos de Sales
Francisco Fernandes da Silva Neto
Francisco Luciano da Silva
Lazaro Nunes
Renato Everton de lima

Cela 02
Damião Arimateia Targino de Oliveira
Francisco Alisson da Silva
José Augusto
Leo Charles de Souza
Manoel Gomes de Souza
Roneilson Cardoso de Lima
Suendel Carlos Felix
Vanderson Lima Barreto
Willian Daliane Batista Ferreira, foi recapturado

Cela 05
Chamilton Franceildo da Silva
Irael Andrade Tavares
Jeilson Paulo de Souza

Cela 06
Diego Armando Almeida de Oliveira
Francisco Benedito da Silva
Iran da Silva Liberalino
Oseilton Rodrigues Nascimento

Fonte:Nominuto

Advogado Sérgio Freire é eleito presidente da OAB-RN



O advogado Sérgio Freire é o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (seccional do Rio Grande do Norte). A apuração dos votos terminou agora a pouco, já na noite desta segunda-feira (19). Sérgio derrotou o colega Aldo de Medeiros e tem pela frente a missão principal de defesa das prerrogativas dos advogados - reclamação quase unânime da categoria para os seis anos da última gestão.

Sem disponibilidade de urnas eletrônicas pelo TRE/RN, a votação e apuração foi manual e mais demorada. A vitória de Sergio Freire foi conquistada com diferença pequena para Aldo de Medeiros. O novo presidente eleito é o 25º da história de 80 anos da OAB/RN, que teve como primeiro presidente, Franciso Ivo Cavalcanti.

A votação apertada já se vislumbrava. Milhares de advogados compareceram ao Centro de Convenções, em Natal, onde foi contabilizada a apuração. Camisas azuis (Chapa 1, de Sergio Freire) e vermelhas (Chapa 2, de Aldo de Medeiros) se dividiam em gritos, abordagens e distribuição de panfletos, santinhos e adesivos dos candidatos. Nenhuma alteração no proclamado estado democrático - inerente à luta da OAB - foi registrada.

O novo presidente da OAB/RN terá mandato de três anos, podendo ser reeleito uma vez. Foi o caso da última gestão, do advogado Paulo Eduardo Teixeira, do qual Aldo de Medeiros foi vice. Embora de mesma chapa, Paulo Eduardo - que obteve aproximados 70% de aprovação da categoria - apoiou o adversário de Aldo, Sérgio Freire, e agora tenta a presidência do Conselho Federal da OAB.


Perfil do novo presidente

Sérgio Freire tem o mesmo perfil jovem do seu apoiador Paulo Eduardo. Tem 46 anos, sendo 23 anos de advocacia. Disse já ter passado por vários setores da OAB/RN, desde a tesouraria ao conselho federal. Tem escritório próprio e é
assessor jurídico da Assembleia Legislativa. Seu vice é o experiente Marcos Guerra, filho do célebre advogado, jornalista e professor Otto de Brito Guerra.

Entre as promessas de campanha, a conclusão das obras da nova sede e do clube da OAB/RN; políticas para o advogado em início de carreira; combate à desobediência jurídica; defesa das prerrogativas dos advogados; políticas para
a Caixa de Assistência ao Advogado; valorização dos honorários da categoria; e interiorização das atividades da OAB/RN.

Fonte:DN Online

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mãe mata filho recém-nascido em Nísia Floresta e joga bebê pela janela


Uma garota de 19 anos, residente da cidade de Nísia Floresta, estava grávida e escondeu o fato para família. No feriado de quinta-feira (15), ela realizou o parto sozinha em casa.

Desesperada, a jovem enrolou o recém-nascido em um vestido sujo, o colocou em uma sacola e atirou pela janela da residência.

Horas depois, a família percebeu que ela estava ensanguentada e passando mal. Apesar dela ter negado aos parentes que estava grávida, a jovem foi levada para a Maternidade Januário Cicco.

Ela continuou negando que tivesse feito um aborto ou que estava grávida para o médico que lhe atendeu na unidade hospitalar.

Ao limpar a casa para retirar o sangue, um parente percebeu que havia uma sacola e era bastante pesada. Ao abrir o pacote, percebeu que havia um bebê, mas ele se encontrava morto.

Polícia Militar só foi acionada na manhã de sexta-feira (16), visitou o local no crime, mas não registrou o flagrante. Por isso, a mulher não foi detida. O caso vai ser apurado, agora, pela Polícia Civil.

A equipe do Nominuto.com procurou a Delegacia do município para saber se a mãe ainda poderá ser presa e como está o estado de saúde dela. Entretanto, a Polícia Civil afirmou que vão investigar o caso e ouvir as testemunhas, como ela, familiares e médicos.

Civil também informou que os familiares não perceberam que a menina estava grávida, uma vez que ela sempre se encontrou acima do peso.

Fonte:Nominuto

Advogados de Bola abandonaram júri após discordarem de prazo da juíza.


Bruno conversa com seu advogado, Rui Pimenta, durante o primeiro dia de júri (Foto: Vagner Antonio / TJMG)

O primeiro dia do júri popular do caso Eliza Samudio, realizado nesta segunda-feira (19) no Fórum de Contagem, em Minas Gerais, foi marcado pelo abandono dos advogados Ércio Quaresma e Zanone de Oliveira Júnior, que defendem Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, por discordarem de prazo estipulado pela juíza. A sessão definiu seis mulheres e um homem como jurados do caso e ainda ouviu a primeira testemunha, Cleiton Gonçalves, ex-motorista do goleiro Bruno Fernandes de Souza.

Bruno e os demais réus vão a júri popular por cárcere privado e morte da ex-amante do jogador, Eliza Samudio, em crime ocorrido em 2010. O júri é presidido pela juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues e a previsão é que o julgamento dure pelo menos duas semanas. A Promotoria acusa o jogador, que era titular do Flamengo, de ter arquitetado o crime para não ter de reconhecer o filho que teve com Eliza nem pagar pensão alimentícia.


Conforme a denúncia, Eliza foi levada à força do Rio de Janeiro para um sítio do goleiro, em Esmeraldas (MG), onde foi mantida em cárcere privado. Depois, a vítima foi entregue para o ex-policial militar Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, que a asfixiou e desapareceu com o corpo, nunca encontrado. Bruno e os demais acusados negam o crime.

Fonte:G1

Casais são flagrados fazendo sexo no meio da rua em festa sertaneja


Circula nas redes sociais fotos de participantes do festival sertanejo Caldas Country, no último fim de semana (16 e 17/11), fazendo sexo no meio da rua. As pessoas não foram identificadas, mas foram flagradas por turistas que estavam na cidade para curtir o evento.



Pelo menos três fotos com personagens diferentes foram clicadas. As imagens cicrulam, principalmente, no Facebook. Em uma delas, um casal aparece em uma calçada de uma rua movimentada.

De acordo com a Polícia Civil, não chegou à delegacia nenhuma denúncia do tipo. O titular Lanivaldo José Mendes acredita que o festival tenha que passar por uma discussão. "Mesmo assim, será difícil identificar esses cidadãos, já que a região abrigou cerca de 20 mil pessoas nesse feriado", diz.

Segundo ele, é necessário que alguém que saiba o nome dos responsáveis para que o processo seja instaurado. "Se assim for, encaminharemos os casos ao Poder Judiciário para que seja instaurado o procedimento", afirma Mendes. Por lei, de acordo com a polícia, fazer sexo em público é considerado ato obsceno e os responsáveis devem responder criminalmente. A pena varia de três meses a um ano.

Outro lado

A prefeitura, responsável por conceder o alvará ao evento e por administrar a cidade, disse que não tem responsabilidade pelo ocorrido. De acordo com eles, "a prefeitura não tem o poder de polícia".

A reportagem entrou em contato com a organização do evento, a GBM Produções, mas não obteve retorno até a publicação.

Evento

O Caldas Country é um festival de música sertaneja que acontece em novembro, na cidade de Caldas Novas e leva nomes de astros musicais como Paula Fernandes, Jorge e Mateus e Gusttavo Lima.

Fonte:DN Online

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Afogamento registrado na manhã de hoje no municipio de Jardim do Seridó




Um homem foi vítima de afogamento na manhã de hoje quinta-feira (15), no açúde do bairro comissão em Jardim do Seridó. Segundo informação do irmão da vítima o mesmo estava participando de uma bebedeira com amigos as margens do açúde, quando resolveu atravessar, vindo a perder as forças e afogando-se.


Edivaldo Lima do Nascimento, 49 anos, residia na Travessa Tenente José Alves, nº 39, bairro Comissão. A policia esteve no local para averiguar a informação e consequentemente acionou o corpo de bombeiros em Caicó para retirar o corpo das águas.


Alguns populares já se aventuraram nas águas na procura do corpo, mas até o fechamento dessa matéria não haviam encontrado o corpo de Edivaldo.


Com esse afogamento de hoje já são três populares que perderam a vida nas águas daquele reservatório.


Fonte:Serido 190

Justiça decide que atual prefeito Paulinho Freire fica inelegível



O juiz da 69ª Zona Eleitoral José Conrado Filho decretou a inelegibilidade do atual prefeito e vereador eleito Paulinho Freire. Na decisão, o juiz considerou a ação impetrada pelo Ministério Público Eleitoral com denúncias de conduta vedada a agente público.


A decisão do juiz ainda aplicou uma multa de R$ 10.641,00. Também são investigados na ação o ex-secretário de Assistência Social, Alcedo Borges que teria disponibilizado para fins eleitorais, as casas de passagem para reuniões com eleitores do então candidato a vereador Paulinho Freire.


Testemunhos de ex-funcionários da Ativa que teriam sido perseguidos e demitidos por não votarem em Paulinho também foram considerados na decisão. O atual prefeito ainda poderá recorrer no Tribunal Regional Eleitoral.

Dentre as práticas que foram reconhecidas pela justiça como conduta vedada está a pressão para que pessoas que prestam serviços terceirizados à Prefeitura, através da Ativa, votassem em Paulinho Freire para vereador. Treze pessoas compareceram à Promotoria Eleitoral, denunciando o fato. No último dia 5 de setembro, foram publicados os avisos prévios de 192 funcionários da Ativa, que não teriam declarado apoio ao então candidato. Tais avisos prévios foram revogados no dia seguinte, comprovando que serviam como forma de pressionar os funcionários.

Um outro fato demonstrado pelo Ministério Público e reconhecido na sentença consistiu na distribuição de santinhos na Semtas. Os santinhos eram acompanhados de uma folha para inclusão dos dados pessoais dos servidores, os quais deveriam ainda acrescentar informações de mais cinco pessoas. Parte desse material (233 santinhos) foi apreendida em salas da secretaria, após busca e apreensão realizada pela equipe de fiscalização da 3ª Zona Eleitoral. A ação inicial do MP Eleitoral apontou ainda ameaças de demissões e possíveis reuniões com prestadores de serviços.

A participação do então candidato Paulinho Freire nos fatos foi considerada provada pela sentença em razão do benefício que ele obteve com as reuniões de servidores nas casas de passagem, sempre com o objetivo de ampliar o número de adeptos à sua campanha, e também porque foi comprovada testemunhalmente sua interferência junto ao setor de recursos humanos da Ativa.


Fonte:DN Online

15 de Novembro: dia da Proclamação da República



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

É HOJE!



Mulher encontrada morta hoje pela manhã em Florânia, havia sido sequestrada em Messias Targino



Por volta das 06h30 min. desta quarta-feira, 14, uma mulher que não portava qualquer documento, foi encontrada morta em uma estrada que dá acesso ao Sitio Saco Grande, às margens da BR 226, a 4km da cidade de Florânia. A Polícia Militar daquela cidade foi acionada por populares e, ao chegar no local, constatou a veracidade da denúncia.

Ao buscar por informações acerca do ocorrido, os Policiais conseguiram identificar a mulher. Trata-se da pessoa de Geralda Maria Rodrigues, vulgo “Geralda Cigana” 46 anos, natural de Messias Targino , residente no Sítio Alto do Bonito, naquele município.

Em contato com a Polícia de Messias Targino, o Sgt Jocélio, comandante do Destacamento Policial Militar de :Florânia, recebeu a informação de que Geralda Cigana foi sequestrada, naquela cidade, por volta das 05h00 min. desta quarta-feira, por quatro homens, que ocupavam um veículo Renault Clio, de cor preta. Geralda Cigana, provavelmente, foi atingida, na cabeça, por um disparo de arma de fogo, tendo em vista que sua cabeça tinha um ferimento que atravessava de um lado para o outro.

O Itep esteve no local e conduziu o corpo para ser periciado e confirmar se, de fato, Geralda Cigana foi executada com um tiro na cabeça. A Polícia Civil vai apurar o que ocorreu e tentar chegar aos autores do crime, embora, até o momento, não tenha nenhuma pista do que teria motivado o crime.

Usuária de drogas foi presa por furto em supermercado em Currais Novos




Foi pega furtando no Supermercado Dourado em Currais Novos, por volta das 11 horas desta quarta-feira dia 14 de novembro, a Lindaines França do Nascimento, 19 anos, mais conhecida porNeguinha de Caetano, residente na Rua Riacho do Maxinaré, 344, no Bairro José Bezerra de Araújo.

As câmeras do estabelecimento filmaram a ação da mesma e logo em seguida a PM foi acionada e fez diligencia e localizou já sem os objetos do furto em uma provável boca de fumo, onde os ocupantes da casa a expulsaram e a agrediram fisicamente.

Ela estava na secção de perfumaria e cosméticos onde subtraiu perfumes e shampoos e será flagranteada por furto, no artigo 155 do código penal brasileiro.


14 de Novembro: Dia Mundial do Diabetes




Nesta quarta feira (14), cerca de 150 países, inclusive o Brasil, estarão mostrando a importância da prevenção do Diabetes. Uma doença que atinge cada vez mais jovens e por isso, a detecção precoce da doença é vital.

De acordo com a International Diabetes Federation(IDF), cerca de 250 milhões de pessoas são diabéticas no mundo. Só no Brasil, já são 11 milhões de portadores da doença, sendo o diabetes mellitus e a hipertensão arterial as primeiras causas de hospitalização no sistema público da saúde (SUS).

No Rio Grande do Norte, segundo dados do VIGITEL 2011, no período de 2006 a 2011, houve um crescimento de 41% na prevalência da obesidade no Estado. Nos homens, o percentual de excesso de peso passou de 15% para 23,5% nos últimos seis anos.

A pesquisa também aponta que 5,8% da população adulta (18 anos e mais) do estado são diabéticos. O diagnóstico em mulheres (6,4%) é mais comum do que em homens (5,0%) e também é preocupante entre os mais velhos, chegando a 21,6% em pessoas com mais de 65 anos.

De acordo com a Chefe do Programa Estadual de Controle da Hipertensão e Diabetes,da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Severina Pereira, "a partir da melhoria de indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade, o Estado pretende prevenir e reduzir em 2% as mortes prematuras por diabetes".

Entre as ações desenvolvidas, está o Programa Academia da Saúde, que disponibiliza pólos para o desenvolvimento de atividades físicas com orientação profissional, além de atividades de segurança e educação alimentar e nutricional.

Diabetes:

O diabetes mellitus é considerado hoje uma epidemia mundial, sendo um grande desafio para os sistemas de saúde. O envelhecimento da população, a urbanização crescente, o sedentarismo, além das dietas pouco saudáveis e a obesidade são considerados os grandes responsáveis pelo aumento da prevalência da doença.

O grande impacto econômico da doença ocorre nos serviços de saúde, como conseqüência dos crescentes custos de tratamento e, sobretudo das complicações, como a doença cardiovascular, a diálise por insuficiência renal crônica e as cirurgias para amputação de membros inferiores.

Fonte:Portal RN

Ex-atacante Alex Alves morre aos 37 anos após luta contra doença



Alex Alves tinha doença na medula e lutava para se
recuperar (Foto: Getty Images)


O atacante Alex Alves, de 37 anos, que fez sucesso por vários clubes brasileiros, morreu às 8h40 desta quarta-feira (14) no Hospital Amaral Carvalho em Jaú (SP). Ele fazia tratamento no local contra uma doença na medula que atrapalhava a produção de sangue, chamada hemoglobinúria paroxística noturna. A doença se manifestou em 2007, mas só em setembro deste ano ele foi internado para o tratamento e chegou a fazer um transplante de medula no mês passado, cujo doador foi o irmão. Mas não apresentou evolução após o procedimento e a causa da morte foi "doença do enxerto contra o hospedeiro aguda", que é uma forma de agressão da medula do doador contra o órgão do receptor. Essa agressão atingiu pele, fígado e intestino.

De acordo com a assessoria do hospital, a família do jogador não quer se manifestar sobre ocorrido.

- Ele brigou heroicamente, foi colaborativo em todos os aspectos, mas teve muitas dificuldades. O transplante foi um sucesso, a medula se recuperou, mas essa mesma medula causou a rejeição ao corpo dele – afirmou o hematologista do hospital Amaral Carvalho, Mair Pedro de Souza.

Carreira:

Alex Alves não defendia um clube profissional desde 2010, quando vestiu a camisa do União Rondonópolis, do Mato Grosso, mas nunca chegou a anunciar o fim de sua carreira.

Revelado nas categorias de base do Vitória, Alex se destacou não só pelo bom futebol, marcado por arrancadas velozes e oportunismo na área, mas também pelos cuidados com a beleza, que o transformaram no primeiro jogador brasileiro a ser reconhecido como "metrossexual", na linha do craque inglês David Beckham.

Alex Alves em momento família com a ex-mulher Nádia e a filha (Foto: Getty Images)

Além do Vitória, defendeu também Palmeiras, Portuguesa, Cruzeiro, Hertha Berlim, Atlético-MG, Vasco, Boavista, Fortaleza, Kavala, da Grécia, e União Rondonópolis. No currículo, tem o Brasileiro de 1994, como reserva do Palmeiras, além dos vices nacionais por Vitória, em 1993, Portuguesa, em 1996, e Cruzeiro, em 1998. Ele foi casado com Nádia França, modelo que também namorou Ronaldo Fenômeno, e teve uma filha com ela.

Fonte:G1

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Motorista que provocou o acidente com Shaolin é condenado



Jobson foi condenado mas teve a pena convertida
em serviços prestados (Foto: André Resende/G1)


O caminhoneiro Jobson Clemente, de 23 anos, acusado pelo Ministério Público de ter causado o acidente com o humorista Francisco Jozenilton Veloso, de 39 anos, o Shaolin, foi condenado pela 4ª Vara Criminal da cidade de Campina Grande na tarde desta terça-feira (13). A pena foi de dois anos de detenção em regime aberto, que foram convertidos em prestação de serviços à comunidade e pagamento de três salários mínimos a entidades a serem determinadas pela justiça. Além disso, Jobson teve a habilitação suspensa por um ano. Cabe recurso.

O juiz Vandemberg de Freitas titular da 4ª Vara Criminal de Campina Grande considerou o caminhoneiro culpado e o condenou à pena alternativa de prestação de serviços e pagamento de multa. Ele considerou a conduta não intencional e o fato de ser réu primário diminuíram a gravidade do delito cometido pelo motorista.

Ainda segundo o juiz, não houve qualquer culpa de Shaolin no acidente, constando nos autos o laudo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), confirmando que Jobson Clemente invadiu a contramão no momento do acidente, que aconteceu em 18 de janeiro de 2011.

O advogado do humorista, Rodrigo Celino, considerou o resultado da sentença satisfatório. “Nós tínhamos consciência desde o início de que seria assim. A sentença foi aplicada de forma correta, de acordo com o que já está definido no Código Penal”, afirmou.

Celino disse ainda que a decisão de recorrer da sentença ficará sob a responsabilidade da família do humorista. “Ficamos bastante satisfeitos pelo fato de o juiz ter acatado o que diziam os autos. Que Jobson Clemente invadiu a faixa contrária e provocou o acidente. Agora vou conversar com a família para saber o que ela pretende fazer, se vai recorrer ou não”.

Fonte:G1

Prefeito do município de São Bento do Norte(RN) é denunciado por crime eleitoral


A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) ofereceu denúncia contra o atual prefeito de São Bento do Norte, Luiz Lucas Alves Júnior, conhecido como Júnior Lucas, e outras duas pessoas. Em 2004, João Maria Araújo Garcia (“Lula”) e Daniel Dias Soares (“Peru”) falsificaram a assinatura do então candidato a prefeito, para evitar a perda do prazo da prestação de contas à Justiça Eleitoral.

Segundo a denúncia assinada pelo procurador Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, no último dia para prestação de contas dos candidatos que concorreram nas eleições de 2004, em 2 de novembro daquele ano, o então delegado do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), “Lula”, pediu a Daniel “Peru” para falsificar a assinatura de Júnior Lucas, que havia concorrido ao cargo de prefeito pela legenda.

Júnior Lucas se encontrava em Goiânia e, por telefone, reiterou o pedido de “Lula”, autorizando Daniel “Peru” a assinar em seu nome, já que não podia fazê-lo devido à distância. A assinatura forjada tinha o objetivo de garantir a apresentação da prestação de contas da campanha, dentro do prazo legal estabelecido pela Justiça Eleitoral.

Laudos periciais confirmaram a materialidade e a autoria do crime e Daniel “Peru” confessou a atitude, tomada a pedido dos outros dois
denunciados. “Lula” também reconheceu que Júnior Lucas não se encontrava no Rio Grande do Norte na data da assinatura e o próprio
político declarou que estava em Goiânia e admitiu não ter sido o responsável pelo preenchimento e apresentação de sua prestação de contas.

Os três foram denunciados pelo crime previsto no artigo 350 do Código Eleitoral: “Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais”, cuja pena prevista é de reclusão de até três anos e pagamento de 3 a 10 dias-multa, em se tratando de documento particular, e de até cinco anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa, se o documento for público.

Fonte:DN Online

José Dirceu é condenado a mais de dez anos de prisão


O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi condenado a dez anos e dez meses de prisão como resultado do julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. A pena pode ser alterada até o final do julgamento, conforme alertaram alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), mas inicialmente deve ser cumprida em regime fechado por ter superado os oito anos.

A fixação das penas de Dirceu não provocou debates mais acalorados porque o ministro-revisor Ricardo Lewandowski, responsável por votos de contraponto com punições mais amenas, não participou desta etapa. Ele não poderia participar porque absolveu Dirceu de todos os crimes da ação penal. Também não participou da votação o ministro Antonio Dias Toffoli, pelo mesmo motivo.

Em relação ao crime de formação de quadrilha, a votação foi unânime para condenar Dirceu a dois anos e 11 meses de prisão, conforme voto apresentado pelo relator Joaquim Barbosa. Já quanto ao crime de corrupção ativa de parlamentares da base aliada, a condenação foi fixada em sete anos e 11 meses de prisão mais 260 dias-multa de dez salários mínimos cada, que somam cerca de R$ 676 mil em valores não atualizados, proposta também pelo relator. Apresentaram pena menor os ministros Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia, que acabaram vencidos.

As penas de Dirceu foram bastante majoradas porque os ministros consideraram que ele teve papel preponderante no esquema, como autor intelectual. A faixa de punição para formação de quadrilha é um a três anos de prisão e a de corrupção ativa é dois a doze anos de prisão. Em relação à corrupção ativa, a pena ainda foi agravada porque o STF entendeu que houve corrupção de nove parlamentares.

Confira as penas fixadas para José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil):

Capítulo 2 - Formação de quadrilha
a) formação de quadrilha: dois anos e 11 meses de prisão

Capítulo 6 - Corrupção de parlamentares
a) corrupção ativa: sete anos e 11 meses de prisão + 260 dias-multa de dez salários mínimos cada (R$ 676 mil)